terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seminário sobre agricultura familiar e alimentação escolar mobiliza Sul Fluminense

  No dia 6 de outubro, foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, localizado no município de Pinheiral, o seminário “Alimentação Escolar: uma oportunidade para a Agricultura Familiar Sul Fluminense”. Além das palestras relacionadas ao tema, debates fizeram parte do evento que se estendeu até o final da tarde produzindo satisfação no rosto de todos os produtores rurais presentes.
 
  O palestrante da Embrapa, André Bonnet, enfatizou o objetivo que um evento desse porte procura proporcionar. “Mostrar principalmente para representantes das secretarias de agricultura e educação mais as prefeituras municipais, uma agenda a ser seguida para fortalecer a oportunidade que a alimentação escolar tem para a agricultura familiar. Lembrando do ganho em qualidade e segurança que o aluno terá com esse alimento”. 

  Algumas das discussões envolvidas nos debates foram justamente sobre os assuntos de segurança alimentar, os quais eram esclarecidos pelos palestrantes com exemplos e soluções eficazes de fácil entendimento para o agricultor, que sofre com esse tipo de problema na sua produção. As questões jurídicas envolvendo o comércio rural também geraram diversas perguntas, remetendo aos mais experientes realizar essa função de explicar o que é permitido pela lei.
 
  A nutricionista da UERJ, Juliana Martins, mostrou a demanda que os municípios apresentam em relação aos produtos da agricultura familiar. Pode mostrar com isso o perfil de como é o consumo em 66 municípios e apontar uma contradição: tudo que é produzido no estado ainda não é produzido no próprio estado.
 
  A organizadora do projeto e pesquisadora da Embrapa, Renata Torrezan, fez o seu balanço sobre o seminário: “O evento foi muito positivo, no sentido de que cobriu o esperado de colocar numa mesma mesa de discussão os que produzem e os que consomem. De forma a identificar as dificuldades na aquisição de alimentos e as oportunidades na agricultura familiar. Tentando juntos encontrar as soluções adequadas.”
Os produtores presentes foram unânimes em concordar com o sucesso do evento. Todos perceberam que acabaram por ganhar um dia de trabalho intelectual, enriquecendo o conhecimento acerca do agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário